Call for papers


O II Congresso Internacional sobre Competências Midiáticas, organizado pela equipe brasileira da Rede Interuniversitária Euroamericana de Investigação sobre Competências Midiáticas para a Cidadania ocorrerá de 23 a 25 de outubro de 2017 na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora. As múltiplas telas da sociedade digital propiciam novos modos de produção e consumo de conteúdos midiáticos. Em potencial, todos nós somos capazes de produzir, compartilhar, disseminar e ressignificar conteúdos variados que podem ganhar as redes e impactar social, cultural e politicamente diferentes comunidades, virtuais ou não.Este congresso pretende abrir canais de diálogo entre pesquisadores dos campos da comunicação e da educação para refletir sobre as mudanças nos modos de fruição e expressão criativa que estão em jogo na cultura participativa. Torna-se, assim, premente o debate sobre os novos saberes e as novas aprendizagens que despontam neste cenário.

Convidamos professores para submeter textos para as sessões temáticas. E os alunos de graduação e pós-graduação e já graduados para submeter textos e a apresentarem seus trabalhos em posters nas mesmas sessões temáticas. Os trabalhos devem refletir sobre a interseção dos campos da comunicação e da educação sob a perspectiva das áreas apontadas abaixo, tendo como fonte projetos de pesquisa; extensão; intervenção social, crítica, criativa e artística; trabalhos laboratoriais e de campo; vivências e experimentações.

Sessões Temáticas

ST 1 - Comunicação e/ou Educação, Produção e Consumo
A sessão propõe a reunião de pesquisadores interessados em discutir temas relacionados à produção, consumo, circulação e ressignificação de conteúdos na sociedade contemporânea. Abrangendo estudos, dentro de diferentes perspectivas teóricas e metodológicas, relacionados com o audiovisual, a publicidade, o jornalismo e as novas mídias.

ST 2 - Comunicação e/ou Educação e Artes
A sessão reúne trabalhos que atuem na interface entre a comunicação, a educação e as artes. Buscando refletir sobre a experimentação de novos formatos, o uso de plataformas tecnológicas na criação de obras e experiências interativas que explorem novas formas de expressão no campo das artes.

ST 3 - Comunicação, Educação e Aprendizagem
A sessão reúne trabalhos que refletem sobre o diálogo entre a comunicação e a educação. Discutindo as experiências de métodos e processos de ensino e aprendizagem no âmbito formal e não formal, além das intermediações das novas mídias no processo educacional.

ST 4 - Comunicação e/ou Educação e Minorias
A diversidade tem sido um conceito chave na discussão sobre a mídia educação e de suma importância para o empoderamento de diferentes grupos culturais, sociais, étnicos e relativos às identidades de gênero e sexualidade. Esta sessão abriga trabalhos que reflitam sobre o papel e a atuação das minorias na nossa sociedade.

Normas para elaboração dos trabalhos

- Serão aceitos trabalhos, em português, espanhol e inglês, de autoria de professores e estudantes (graduação e pós-graduação).

- Cada congressista só poderá encaminhar um trabalho de sua autoria para o II Congresso Internacional sobre Competências Midiáticas. No caso de coautoria, podem ser submetidos até dois trabalhos do mesmo autor(a).

- O resumo expandido deverá ter um limite mínimo de 3.900 mil e o máximo de 4 mil caracteres com espaço (incluindo as notas de rodapé, as palavras-chave e as referências).

- Os trabalhos devem obrigatoriamente seguir o template II Congresso Internacional sobre Competências Midiáticas disponível aqui.

- Submissões fora do template e arquivos salvos fora das diretrizes não serão considerados.

- Os resumos expandidos serão recebidos até o dia 27 de agosto de 2017, somente pelo e-mail cicom@observatoriodoaudiovisual.com.br.

- O resultado da seleção dos trabalhos aceitos será divulgado no dia 15 de setembro de 2017.

- O pagamento das inscrições será realizado após a divulgação dos trabalhos aprovados.

- Caso o trabalho seja selecionado, cada coautor deverá fazer inscrição.

- O trabalho não poderá ser apresentado no II Congresso Internacional sobre Competências Midiáticas sem a inscrição (pagamento de taxa) de todos os autores.

- Os trabalhos inscritos deverão ser encaminhados para uma das Sessões Temáticas listadas abaixo:

ST 1 - Comunicação e/ou Educação e Produção e Consumo
ST 2 - Comunicação e/ou Educação e Artes
ST 3 - Comunicação, Educação e Aprendizagem
ST 4 - Comunicação e/ou Educação e Minorias

Template

Faça o download do template neste link: http://docdro.id/1r5sz4Z

Trabalhos completos

Os trabalhos completos deverão ter entre 20 e 25 mil caracteres com espaços e seguir a formatação do template disponível aqui.

Importante 

A apresentação dos trabalhos está condicionada ao envio dos trabalhos completos, que serão publicados nos anais.
Só entrarão nos anais os trabalhos que tiverem sido apresentados no congresso por pelo menos um dos autores.

Datas Importantes

- Envio de resumo expandido: até 27/08
- Aceite: até 15/09
- Envio do trabalho completo: até 15/10
- Publicação dos anais: dezembro/2017
 
Em caso de dúvidas entre em contato: cicom@observatoriodoaudiovisual.com.br