Aceites


Trabalhos aceitos

PechaKucha: ochit-chat da Conferência acadêmica myMPEL
Autores: Lauriza Quina Barreto do Nascimento e Lina Maria Gaspar Morgado

Ver TV: Educando para la competencia televisiva 
Autores: Manuel Rivera Careaga e Mario Montaner Bastías

Projeto CINE IF SUDESTE-MG: um relato de experiência
Autores: Priscila Júlio Guedes Pinto, Tiago Fávero de Oliveira, Arthur Nascimento Assunção e Sarah Munck Vieira

A Revista Brasileira da Educação Básica como estratégia comunicacional para o protagonismo e a autoria docente
Autores: Cláudia Chaves Fonseca e Luiza Gabriela de Oliveira

O desenvolvimento da competência midiática através do Laboratório de Audiovisual: relato de experiência
Autores: Daniela Santana, Camilla Marangon e Matheus Soares

Educação aberta na cibercultura: MOOC, REA e POMAR
Autores: Ana Carolina Guedes Mattos e Adriana Rocha Bruno

Cinema fora da linha: ressignificando filmes produzidos pelas crianças
Autora: Karine Joulie Martins

Disrupção da distribuição do conteúdo dos laboratórios universitários brasileiros de radiojornalismo via WhatsApp
Autor: Marco Aurelio Reis

"Tá ligado?": desafios pedagógicos em torno dos jovens universitários crescidos no ambiente da convergência midiática
Autor: Adilson Vaz Cabral Filho

Eventos como sujeitos de comunicação
Autor: Flávio Lins

Mídias digitais e o desenvolvimento de competências cognitivas na educação formal por meio de metodologialúdica, participativa e inventiva
Autora: Fátima Regis

Virtualidade no cronismo do Jornal das Dez da GloboNews
Autores: Cláudia de Albuquerque Thomé, Marco Aurelio Reis e Pedro Augusto Silva Miranda

Velho Chico - uma tendência expressionista de narrar
Autores: Cristina Brandão e Graciela Bechara

Aproximações entre a Teoria dos Cineastas como metodologia e as Competências Midiáticas
Autora: Erika Savernini

Consumo audiovisual e mimetismo:  o youtube como espaço tutorial, e de (re)circulação
Autores: Jorge Carlos Felz Ferreira e Iluska Maria da Silva Coutinho

Educomunicdade Educomunicação e formação universitária
Autora: Ana Rosa Vidigal

Relações entre Educomunicação e Educação Ambiental
Autora: Cláudia Rodrigues Castro

Internacionalização da produção televisiva independente brasileira
Autora: Ana Paula Silva Ladeira Costa

A modelização como ferramenta complementar no ensino de Teoria da Comunicação: Um relato de experiência
Autor: Luiz Marcelo Robalinho Ferraz

Literacia em suas origens
Autor: Aluizio R. Trinta

Ética no fazer Educomunicativo: Responsabilidade, Moral e Direito
Autores: Marciel A. Consani e Patricia Zimermann

Capacitação docente para a formação de consumidores críticos nas escolas sob a perspectiva do Letramento em Marketing: uma proposta de curso
Autores: Jônio Machado Bethônico e Carla Viana Coscarelli

Ecoar: oficinas de produção audiovisual para o protagonismo juvenil
Autor: Allex Rodrigo Medrado Araújo

Televisão e Formação: a leitura crítica da mídia por Adono
Autor: Filipe Mello de Souza Cabral

Terrorismo midiático: uma visão crítica sobre a televisão francesa
Autoras: Janaína Cardoso da Silva e Talita Souza Magnolo

Como ler fanzines: Compreendendo a estética punk
Autoras: Susana Azevedo Reis e Christina Ferraz Musse

Os efeitos interpretativos na Grande Reportagem Multimídia
Autores: Marina A. Sad A. de Carvalho e Francisco J. P. Pimenta

Competência Midiática e Minorias Sociais: um caminho para o fortalecimento democrático
Autora: Adriana Maria Cunha

Uma breve história dos espaços imersivos: dos panoramas à realidade virtual - Um estudo de caso da obra Swing
Autor: César Ramos Macedo

A mãe e esposa como produtora de memória no filme de família
Autora: Ana Clara Campos dos Santos

O ‘des’serviço da Ação Social na novela Amor à Vida
Autores: Talison Pires Vardiero, Christiane Paschoalino e Márcio de Oliveira Guerra

GIF animada: uma reflexão sobre a literacia visual diante da prática de remixagem das mídias
Autora: Roberta Cristiane de Oliveira

Estudo de caso da serie televisiva Ciência em Casa: um exemplo da persistência da educação clássica frente as novas mídias na divulgação científica
Autores: Graciele Almeida de Oliveira e Leonardo Sioufi Fagundes dos Santos

MJAE: Partilhando Experiências
Autores: Beatriz Becker, Heitor Machado e Igor Waltz

Jornalismo imersivo: uma análise do Fant360 sob a perspectiva do imperativo tecnológico
Autores: Kilma Sousa Fernandes, Leandro Ferreira Leite de Oliveira e Ligia Coeli Silva Rodrigues

Redes sociais digitais e presenciais em Pokémon Go: hábitos de consumo e de interação na Cidade do Rio de Janeiro
Autoras: Alessandra Maia, Renata Monti e Kerolayne Marinho

O uso de GIFs animados em fanfics: um olhar para o TumblrAvengers AUs Appreciation Blog
Autoras: Mayara Barros, Naiara Evangelo e Pollyana Escalante

Os novos usos do Facebook: o conceito de Affordance e a teoria de McLuhan como modos de apreender a dinâmica das mídias sociais
Autores: Gilson Peres Tosta da Silva, Francisco José Paoliello Pimenta e Aluízio Ramos Trinta

Sujeito com Deficiência na Mídia Impressa
Autoras: Daniela Priscila de Oliveira Veronezi e Suely Henrique de Aquino Gomes

Como pensar uma Educação Hacker?
Autoras: Elisiana Frizzoni Candian e Ana Carolina Polessa

Tinder e Spotify: reflexos identitários no consumo de música vinculado na plataforma de relacionamentos
Autora: Fernanda Costantino

Do consumo à reflexão: a Educação para as Mídias frente ao discurso da inserção tecnológica nas escolas
Autores: Leandro Marlon Barbosa Assis e Alexandre Farbiarz

Contribuições de Paulo Freire para a Educação e Comunicação
Autoras: Jeynnie Liohanna Ruths e Milena Pacheco

A importância da comunicação e da educação no âmbito da formação de professores
Autoras: Milena Pacheco e Jeynnie Liohanna Ruths

A abordagem social do Facebook na administração pública
Autora: Camila Miranda Evangelista

O anticomunismo na revista a ordem: análise do discurso intelectual católico no período de criação da aliança nacional libertadora
Autor: Vicente Alves

Nyah! Fanfiction: letramento digital e aperfeiçoamento da escrita através das fanfics
Autores: Nathália Rippel e Wedencley Alves

Imigrantes (in) visíveis – um olhar crítico sobre a imigração haitiana na cidade de São Paulo
Autor: Luciano Teixeira

A Televisão de Qualidade no Desenvolvimento da Competência Midiática: Análise da Minissérie Capitu
Autora: Júlia Garcia

Memória, trauma e narrativa em K. - Relato de uma busca
Autoras: Letícia da Silva Fernandes e Teresa Neves

A conversação em rede no YouTube e nos blogs de moda
Autor: Camilla Marangon Feitoza

Educomunicação e discursos: a fala do adulto noticiada pelo jovem
Autor: Bruno de Oliveira Ferrira

Como uma luva: minificção e leitura nos ambientes digitais
Autor: Wendell Guiducci

Representações do preconceito e do racismo na série Sexo e as Negas
Autoras: Natália Oliveira, Vanessa Teixeira e Daniele Fortuna

Televisão, Publicidade e Audiência Carcerária: Por uma educação midiática nas prisões brasileiras
Autor: William C. Gonçalves

Competência Midiática e criação de memes: novas formas de produção e consumo nas redes
Autoras: Liliane Maria de Oliveira Silva e Luiza de Mello Stefano

Anima Mundi: participação feminina na produção de animação
Autora: Laryssa Moreira Prado

A competência midiática e a cultura de fãs:uma análise do perfil ‘GoT as BR Tweets’ no Twitter
Autora: Mariana Meyer

O Compromisso do Espectador – O Contrato Civil de AriellaAzoulay na Produção e Consumo de Fotografias
Autora: Marcela Chaves Barino do Valle

Educomunicação e Sustentabilidade: uma análise dos discursos e das práticas sustentáveis no Ensino Fundamental
Autor: Wellington Nardes

Câmera lúdica: uma análise semiótica das mecânicas de câmera em Little Nightmares
Autores: Raphael Vieira Pires e Francisco José Paoliello Pimenta

Jogos digitais como instrumentos simbólicos para a construção de conhecimento
Autora: Janaina Nunes

Plano-sequência: Um Levantamento da Construção Técnica e Estilística no Fazer Cinematográfico
Autores: Thaís Milena Adão e Érika Savernini

Intermidialidade na competência mídiática: análise do filme Orfeu de Jean Cocteau
Autora: Isabella Brandão Mendes Martins

Escritas de si no youtube: produção de enquadramentos por sujeitos LGBT na rede
Autores: José Henrique Pires Azevêdo e Paula Marques Pinheiro

Representação feminina no cinema nacional: análise das maiores bilheterias dirigidas por homens em 2016
Autoras: Caroline Marino, Laryssa Moreira Prado e Nara Reis

A pluralidade e a diversidade no telejornalismo local: Uma análise do Minas em Rede
Autor: Gustavo Teixeira e Iluska Coutinho

Mídia e Ensino do Direito: uma análise da disciplina Instituições de Direito da UFJF
Autor: Marcos Vinício Chein Feres, Rodrigo Neves Martins, Lucas Henrique Rodrigues de Melo

Cinema de animação e Educação: Releitura da sociedade atual através da animação Robôs
Autores: Roger dos Santos e Maria Alzira de Almeida Pimenta

Transmedia Literacy: o entendimento crítico do universo ficcional de Jessica Jones
Autoras: Daiana Sigiliano e Isabela Norton

Adolescentes e suas vivências na cibercultura: investigando com “mapas vivenciais”
Autor: Sebastião Gomes de Almeida Júnior

Maio de 1968 na Coluna Canto de Página: a crise da educação no jornal Diário Mercantil
Autores: Marcela Valladares de Toledo, Cláudia de Albuquerque Thomé e Marco Aurelio Reis

As dimensões da competência midiática e a diversidade: uma análise dos comentários do canal na Roda
Autor: Vinícius Guida

Política Antidrogas Brasileira e Criminalização do Negro e do Pobre: Sentidos Relacionados a Maconha na Folha de S.Paulo e n'OGlobo
Autores: Luana Luciana Ribeiro de Alencar, Antonione Alves Grassano e Stéphanie Lyanie de Melo e Costa

Análise da utilização do estilo jornalístico no programa “Polícia 24 Horas”
Autor: Gustavo Furtuoso Ribeiro

Facebook da depressão": negociações da cultura terapêutica na internet
Autores: Adriana Helena de Almeida Freitas

Representação da mulher-mãe nos anúncios de Bepantol do dia das mães
Autores: Nara Jaqueline dos Reis, Bárbara Rodrigues Nunes, Vitor Pereira de Almeida e Vitor Silva Ramos

O passado na palma da mão: uma análise sobre a recirculação das notícias no Twitter “NYT Archives”
Autores: Isabella de Sousa Gonçalves, Gabriella Weiss de Resende, Cláudia de Albuquerque Thomé e Paulo Roberto Figueira Leal

O conteúdo das Redes Sociais e a formação para cidadania
Autores: Marcus Vinícius B. Souza, Tágides Renata de Mello e Roger dos Santos

Redes sociais como recurso pedagógico para a formação da cidadania
Autores: Tágides R. de Mello, Marcus Vinícius B. Souza e Tércia Z. Torres

A perspectiva social das competências midiáticas: reflexões sobre  participação e interação das crianças na escola
Autores: Lyana Thédiga de Miranda e Monica Fantin

Nexo Jornal: Produção, reformatação e distribuição dos conteúdos
Autores: Carolina Leonel dos Santos Silva e Gabriel Ferreira Borges

A regulação da Mídia no telejornalismo público: temática no Caminhos da Reportagem
Autores: Vitor Pereira de Almeida,Bárbara Rodrigues Nunes,Nara Jaqueline dos Reis, Vitor Silva Ramos,Márcio de Oliveira Guerra

Comunicação Didática Em Ondas Sonoras: O Podcast Como Uma Plataforma Difusora de Informações Educativas
Autora: Laís Cerqueira Fernandes

A Fórmula 1 no Brasil: audiência na TV e interesse pelo esporte nas novas mídias
Autor: Matheus Pereira Soares

Afasta de mim este cale
Autores: Rebeca Letieri Guasti da Silva e João Batista de Abreu

As questões ambientais produzidas no rádio social como processo de construção de conhecimento em um meio de educação não-formal
Autores: Douglas Baltazar Gonçalves e Isabella Menezes Bastos Silva

A teratologia da lama: entre o grotesco e o riso em “Rio Doce – 60 Dias Depois”
Autores: Iago Rezende de Almeida e Tatiana Vieira Lucinda

Só mais 5 minutos
Autor: Wagner da Silveira Bezerra

A propagabilidade da cultura pop através da produção original seriada Netflix
Autores: Luiza de Mello Stefano, Matheus Bertolini Amorim e Soraya Maria Ferreira Vieira 

Se Arrume Comigo: A derivação do conteúdo de beleza do canal GNT para tutoriais na web
Autores: Matheus Bertolini Amorim e Paula Breviglieri de Castro Freitas

A flexibilização dos direitos autorais e seus impactos na Literatura difundida em meio eletrônico
Autora: Mariana Mendes Flores

Literacia Midiática: o Facebook como palco de conhecimento
Autora: Michelle Oliveira Valle

Trabalho: a visão dos universitários e a veiculada na mídia
Autores: Welington Rodrigues Alves e Ricardo Slavov

Porta vozes digitais: o comportamento das organizações frente ao contraditório nas redes sociais virtuais
Autor: Pedro Augusto Farnese de Lima

Enquadramentos e construções da realidade: a análise comparativa da cobertura das manifestações de 2013 e 2015 na revista Veja
Autores: Christinny Matos Garibaldi Pires e Paulo Roberto Figueira Leal

Educação à distância no Brasil Desafios e Potencialidades
Autoras: Gisele Aparecida Machado de Oliveira e Pauane Caroline Heidmann

Geometria E Cultura Digital Nos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental
Autoras: Rose Mary Kern Martins e Diva Souza Silva

A mobilização na internet e a produção de conteúdo colaborativo
Autores: Iluska Maria da Silva Coutinho, Pedro Ivo Nunes Almeida e Luiz Felipe Novais Falcão

A Qualidade na Ficção Seriada e o Desenvolvimento da Competência Midiática: Uma Análise da Minissérie Dercy de Verdade
Autores: Leony Lima e Gabriela Borges

O Cinema e a Aprendizagem Significativa
Autores: Nelson Silva Junior e Valdir Heitkoeter de Melo Junior

Competência midiática como competência semiolinguística: o gênero artigo de opinião em sala de aula
Autora: Gisella Meneguelli

Cristais do fim do mundo: As nuances narrativas na série Final Fantasy
Autores: Gabrielle dos Reis Lacerda, Augusto Luiz Vieira Faria Saude e Letícia Perani

Encenação como reparação: narrativas e marginalizados
Autor: Daniel Brandi do Couto

Ações transmídia como forma de gerar interatividade e audiência: Um estudo de caso de Orange Is The New Black
Autoras: Isabela Norton e Soraya Ferreira

Os jovens e as fake news: reflexões iniciais
Autores: Vitor Lopes Resende e Diego de Souza

“Doméstica”: a representação do popular sob o recorte das domésticas e à luz do que deseja o documentarista
Autores: Luma Perobeli e Iago Rezende

Memória, Trauma e Luto na narrativa de Cova 312
Autores: Jules Strogoff de Castro Matos e Teresa Cristina da Costa Neves

Educomunicação e suas ferramentas no ensino e no curso de Publicidade e propaganda
Autores: Jonas do Nascimento Santos e Maria Florinda Antonia Fischer

Narrativas transmídia: a tríade da cultura participativa, da inteligência coletiva e da cultura da convergência ao contexto das redes em que estas novas narratividades se desenvolvem
Autor: João Pedro de Azevêdo Machado Mota

Tecnologias digitais da informação e comunicação e corporeidade: por uma aprendizagem significativa
Autora: Érika Cristina Silva Alves

Memórias Transientes
Autores: Valdir Heitkoeter de Melo Junior e Nelson Silva Junior

O contexto de produção da crônica: como se constitui a construção discursiva de um autor?
Autora: Michele Pereira Rodrigues

O acesso à informação na TV pelas pessoas com deficiência visual e o engajamento do jornalista para construção de uma mídia cidadã
Autores: Kelly Scoralick e Luiz Felipe Novais Falcão

Análise de design de leveling em MMORPGS clássicos
Autores: Fillipe Souza Montes, Pedro Lima Nilo e Letícia Perani

Documentários e literacia fílmica: impactos das “asserções de mundo” e educação para a recepção crítica
Autoras: Tatiana Vieira Lucinda e Luma Perobeli

Aprendizagem tangencial como maneira de engajar e formar uma geração
Autoras: Kerolayne Marinho, Fátima Regis e Alessandra Maia

Tiny Little Things: um estudo das competências midiáticas no YouTube e no Instagram
Autora: Karina Menezes Vasconcellos

Inclusión Digital en Brasil Políticas públicas e iniciativas ciudadanas
Autores:  Roberta Marilia Bezerra Moraes, Susana de Andrés del Campo e Agustín García Matilla

Estrategias de comunicación para la exhibición alternativa del cine Colombiano, caso: largometraje Siembra
Autores: Mónica Valencia Alzate e Juan Carlos Romero Cortes

Competencias mediáticas desde un enfoque educomunicativo
Autores: Walter A. Mesquita e Carmén F. Morante

Los valores audiovisuales en los programas de carácter sensacionalista en España e Italia. Diferencias significativas entre la televisión pública y privada
Autores: Patricia de-Casas-Moreno e Ignacio Aguaded

Comunicación, Educación y Prensa: alianza vigente que innova
Autoras: Nélida María Montoya Ramírez e Ligia Inés Zuluaga Arias


Programação completa e Caderno de Resumos 

Confira a programação completa no link: http://docdro.id/K6eaL4U
Confira o caderno de resumos no link: http://docdro.id/fsDkXZF 
 

Informações

- Cada congressista só poderá encaminhar um trabalho de sua autoria para o II Congresso Internacional sobre Competências Midiáticas. No caso de coautoria, podem ser submetidos até dois trabalhos do mesmo autor(a).
- O trabalho não poderá ser apresentado no II Congresso Internacional sobre Competências Midiáticas sem a inscrição e pagamento de taxa de todos os autores.
- Os trabalhos devem obrigatoriamente seguir o template do II Congresso Internacional sobre Competências Midiáticas disponível no link http://docdro.id/oNIy8dt;
- Trabalhos fora do template e arquivos salvos fora das diretrizes não serão considerados.
- Os trabalhos completos serão recebidos até o dia 20 de outubro de 2017, somente pelo e-mail cicom@observatoriodoaudiovisual.com.br. Caso o trabalho seja selecionado, cada coautor deverá fazer inscrição.
 

Importante

- A apresentação dos trabalhos está condicionada ao envio dos trabalhos completos, que serão publicados nos anais.
- Só entrarão nos anais os trabalhos que tiverem sido apresentados no congresso por pelo menos um dos autores e estiverem de acordo com os pareceres enviados pela comissão científica.

Apresentações de slide

- Doutorandos, doutores e docentes apresentarão seus trabalhos em formato de apresentação de slides.
- Na programação, é possível conferir o dia de sua apresentação conforme Sessão Temática.
- Não há template do evento para slide, sendo somente requerido que o arquivo esteja salvo em formato .PDF.
- Os congressistas que apresentarão seus trabalhos devem comparecer à sala prevista com antecedência de 15 minutos para cópia de arquivos e recebimento de instruções gerais.
- Cada apresentação terá, no máximo, 15 minutos de duração.
 

Exposição de pôsteres

- Graduandos, graduados, mestrandos e mestres que enviaram seus trabalhos completos para o evento, apresentarão suas pesquisas em pôsteres.
- Na programação, é possível conferir o dia de sua apresentação conforme Sessão Temática.
- Para confeccionar seu pôster, baixe o template do pôster em PDF editável no link: http://docdro.id/lpxlwCj e preencha o arquivo com o título, autores, universidade, textos e referências de seu trabalho, após salve-o.
- Aos alunos de Iniciação Científica, colocar nome do professor como Orientador e não como Co-autor no pôster.
- Solicite a impressão do seu pôster no valor de R$ 25 na gráfica RENK Impressões.
- Os pôsteres serão pendurados às 9h da manhã no dia da apresentação.
- Os Congressistas devem estar disponíveis para apresentação no local dos pôsteres de 15h às 16h30.

Qualquer dúvida, estamos à disposição no e-mail cicom@observatoriodoaudiovisual.com.br.
 

Datas Importantes

- Envio do trabalho completo: até 20/10
- Inscrições até o dia: 19/10