Trabalhos aceitos
PechaKucha:
ochit-chat da Conferência acadêmica myMPEL
O desenvolvimento da competência midiática através do Laboratório de Audiovisual: relato de experiência
Cinema fora da linha: ressignificando filmes produzidos pelas crianças
Confira o caderno de resumos no link: http://docdro.id/fsDkXZF
Autores:
Lauriza Quina Barreto do Nascimento e Lina Maria Gaspar Morgado
Ver
TV: Educando para la competencia televisiva
Autores:
Manuel Rivera Careaga e Mario Montaner Bastías
Projeto
CINE IF SUDESTE-MG: um relato de experiência
Autores:
Priscila Júlio Guedes Pinto, Tiago Fávero de Oliveira, Arthur Nascimento
Assunção e Sarah Munck Vieira
A
Revista Brasileira da Educação Básica como estratégia comunicacional para o
protagonismo e a autoria docente
Autores:
Cláudia Chaves Fonseca e Luiza Gabriela de Oliveira
O desenvolvimento da competência midiática através do Laboratório de Audiovisual: relato de experiência
Autores:
Daniela Santana, Camilla Marangon e Matheus Soares
Educação
aberta na cibercultura: MOOC, REA e POMAR
Autores:
Ana Carolina Guedes Mattos e Adriana Rocha Bruno
Cinema fora da linha: ressignificando filmes produzidos pelas crianças
Autora:
Karine Joulie Martins
Disrupção
da distribuição do conteúdo dos laboratórios universitários brasileiros de
radiojornalismo via WhatsApp
Autor:
Marco Aurelio Reis
"Tá
ligado?": desafios pedagógicos em torno dos jovens universitários
crescidos no ambiente da convergência midiática
Autor:
Adilson Vaz Cabral Filho
Eventos
como sujeitos de comunicação
Autor:
Flávio Lins
Mídias
digitais e o desenvolvimento de competências cognitivas na educação formal por
meio de metodologialúdica, participativa e inventiva
Autora:
Fátima Regis
Virtualidade
no cronismo do Jornal das Dez da GloboNews
Autores:
Cláudia de Albuquerque Thomé, Marco Aurelio Reis e Pedro Augusto Silva Miranda
Velho
Chico - uma tendência expressionista de narrar
Autores:
Cristina Brandão e Graciela Bechara
Aproximações
entre a Teoria dos Cineastas como metodologia e as Competências Midiáticas
Autora:
Erika Savernini
Consumo
audiovisual e mimetismo: o youtube como
espaço tutorial, e de (re)circulação
Autores:
Jorge Carlos Felz Ferreira e Iluska Maria da Silva Coutinho
Educomunicdade
Educomunicação e formação universitária
Autora:
Ana Rosa Vidigal
Relações
entre Educomunicação e Educação Ambiental
Autora:
Cláudia Rodrigues Castro
Internacionalização
da produção televisiva independente brasileira
Autora:
Ana Paula Silva Ladeira Costa
A
modelização como ferramenta complementar no ensino de Teoria da Comunicação: Um
relato de experiência
Autor:
Luiz Marcelo Robalinho Ferraz
Literacia
em suas origens
Autor:
Aluizio R. Trinta
Ética
no fazer Educomunicativo: Responsabilidade, Moral e Direito
Autores:
Marciel A. Consani e Patricia Zimermann
Capacitação
docente para a formação de consumidores críticos nas escolas sob a perspectiva
do Letramento em Marketing: uma proposta de curso
Autores:
Jônio Machado Bethônico e Carla Viana Coscarelli
Ecoar:
oficinas de produção audiovisual para o protagonismo juvenil
Autor:
Allex Rodrigo Medrado Araújo
Televisão
e Formação: a leitura crítica da mídia por Adono
Autor:
Filipe Mello de Souza Cabral
Terrorismo
midiático: uma visão crítica sobre a televisão francesa
Autoras:
Janaína Cardoso da Silva e Talita Souza Magnolo
Como
ler fanzines: Compreendendo a estética punk
Autoras:
Susana Azevedo Reis e Christina Ferraz Musse
Os
efeitos interpretativos na Grande Reportagem Multimídia
Autores:
Marina A. Sad A. de Carvalho e Francisco J. P. Pimenta
Competência
Midiática e Minorias Sociais: um caminho para o fortalecimento democrático
Autora:
Adriana Maria Cunha
Uma
breve história dos espaços imersivos: dos panoramas à realidade virtual - Um
estudo de caso da obra Swing
Autor:
César Ramos Macedo
A
mãe e esposa como produtora de memória no filme de família
Autora:
Ana Clara Campos dos Santos
O
‘des’serviço da Ação Social na novela Amor à Vida
Autores:
Talison Pires Vardiero, Christiane Paschoalino e Márcio de Oliveira Guerra
GIF
animada: uma reflexão sobre a literacia visual diante da prática de remixagem
das mídias
Autora:
Roberta Cristiane de Oliveira
Estudo
de caso da serie televisiva Ciência em Casa: um exemplo da persistência da
educação clássica frente as novas mídias na divulgação científica
Autores:
Graciele Almeida de Oliveira e Leonardo Sioufi Fagundes dos Santos
MJAE:
Partilhando Experiências
Autores:
Beatriz Becker, Heitor Machado e Igor Waltz
Jornalismo
imersivo: uma análise do Fant360 sob a perspectiva do imperativo tecnológico
Autores:
Kilma Sousa Fernandes, Leandro Ferreira Leite de Oliveira e Ligia Coeli Silva
Rodrigues
Redes
sociais digitais e presenciais em Pokémon Go: hábitos de consumo e de interação
na Cidade do Rio de Janeiro
Autoras:
Alessandra Maia, Renata Monti e Kerolayne Marinho
O
uso de GIFs animados em fanfics: um olhar para o TumblrAvengers AUs
Appreciation Blog
Autoras:
Mayara Barros, Naiara Evangelo e Pollyana Escalante
Os
novos usos do Facebook: o conceito de Affordance e a teoria de McLuhan como
modos de apreender a dinâmica das mídias sociais
Autores:
Gilson Peres Tosta da Silva, Francisco José Paoliello Pimenta e Aluízio Ramos
Trinta
Sujeito
com Deficiência na Mídia Impressa
Autoras:
Daniela Priscila de Oliveira Veronezi e Suely Henrique de Aquino Gomes
Como
pensar uma Educação Hacker?
Autoras:
Elisiana Frizzoni Candian e Ana Carolina Polessa
Tinder
e Spotify: reflexos identitários no consumo de música vinculado na plataforma
de relacionamentos
Autora:
Fernanda Costantino
Do
consumo à reflexão: a Educação para as Mídias frente ao discurso da inserção
tecnológica nas escolas
Autores:
Leandro Marlon Barbosa Assis e Alexandre Farbiarz
Contribuições
de Paulo Freire para a Educação e Comunicação
Autoras:
Jeynnie Liohanna Ruths e Milena Pacheco
A
importância da comunicação e da educação no âmbito da formação de professores
Autoras:
Milena Pacheco e Jeynnie Liohanna Ruths
A
abordagem social do Facebook na administração pública
Autora:
Camila Miranda Evangelista
O
anticomunismo na revista a ordem: análise do discurso intelectual católico no
período de criação da aliança nacional libertadora
Autor:
Vicente Alves
Nyah!
Fanfiction: letramento digital e aperfeiçoamento da escrita através das fanfics
Autores:
Nathália Rippel e Wedencley Alves
Imigrantes
(in) visíveis – um olhar crítico sobre a imigração haitiana na cidade de São
Paulo
Autor:
Luciano Teixeira
A
Televisão de Qualidade no Desenvolvimento da Competência Midiática: Análise da
Minissérie Capitu
Autora:
Júlia Garcia
Memória,
trauma e narrativa em K. - Relato de uma busca
Autoras:
Letícia da Silva Fernandes e Teresa Neves
A
conversação em rede no YouTube e nos blogs de moda
Autor:
Camilla Marangon Feitoza
Educomunicação
e discursos: a fala do adulto noticiada pelo jovem
Autor:
Bruno de Oliveira Ferrira
Como
uma luva: minificção e leitura nos ambientes digitais
Autor:
Wendell Guiducci
Representações
do preconceito e do racismo na série Sexo e as Negas
Autoras:
Natália Oliveira, Vanessa Teixeira e Daniele Fortuna
Televisão,
Publicidade e Audiência Carcerária: Por uma educação midiática nas prisões
brasileiras
Autor:
William C. Gonçalves
Competência
Midiática e criação de memes: novas formas de produção e consumo nas redes
Autoras:
Liliane Maria de Oliveira Silva e Luiza de Mello Stefano
Anima
Mundi: participação feminina na produção de animação
Autora:
Laryssa Moreira Prado
A
competência midiática e a cultura de fãs:uma análise do perfil ‘GoT as BR
Tweets’ no Twitter
Autora:
Mariana Meyer
O
Compromisso do Espectador – O Contrato Civil de AriellaAzoulay na Produção e
Consumo de Fotografias
Autora:
Marcela Chaves Barino do Valle
Educomunicação
e Sustentabilidade: uma análise dos discursos e das práticas sustentáveis no
Ensino Fundamental
Autor:
Wellington Nardes
Câmera
lúdica: uma análise semiótica das mecânicas de câmera em Little Nightmares
Autores:
Raphael Vieira Pires e Francisco José Paoliello Pimenta
Jogos
digitais como instrumentos simbólicos para a construção de conhecimento
Autora:
Janaina Nunes
Plano-sequência:
Um Levantamento da Construção Técnica e Estilística no Fazer Cinematográfico
Autores:
Thaís Milena Adão e Érika Savernini
Intermidialidade
na competência mídiática: análise do filme Orfeu de Jean Cocteau
Autora:
Isabella Brandão Mendes Martins
Escritas
de si no youtube: produção de enquadramentos por sujeitos LGBT na rede
Autores:
José Henrique Pires Azevêdo e Paula Marques Pinheiro
Representação
feminina no cinema nacional: análise das maiores bilheterias dirigidas por
homens em 2016
Autoras:
Caroline Marino, Laryssa Moreira Prado e Nara Reis
A
pluralidade e a diversidade no telejornalismo local: Uma análise do Minas em
Rede
Autor:
Gustavo Teixeira e Iluska Coutinho
Mídia
e Ensino do Direito: uma análise da disciplina Instituições de Direito da UFJF
Autor:
Marcos Vinício Chein Feres, Rodrigo Neves Martins, Lucas Henrique Rodrigues de
Melo
Cinema
de animação e Educação: Releitura da sociedade atual através da animação Robôs
Autores:
Roger dos Santos e Maria Alzira de Almeida Pimenta
Transmedia
Literacy: o entendimento crítico do universo ficcional de Jessica Jones
Autoras:
Daiana Sigiliano e Isabela Norton
Adolescentes
e suas vivências na cibercultura: investigando com “mapas vivenciais”
Autor:
Sebastião Gomes de Almeida Júnior
Maio
de 1968 na Coluna Canto de Página: a crise da educação no jornal Diário
Mercantil
Autores:
Marcela Valladares de Toledo, Cláudia de Albuquerque Thomé e Marco Aurelio Reis
As
dimensões da competência midiática e a diversidade: uma análise dos comentários
do canal na Roda
Autor:
Vinícius Guida
Política
Antidrogas Brasileira e Criminalização do Negro e do Pobre: Sentidos
Relacionados a Maconha na Folha de S.Paulo e n'OGlobo
Autores:
Luana Luciana Ribeiro de Alencar, Antonione Alves Grassano e Stéphanie Lyanie
de Melo e Costa
Análise
da utilização do estilo jornalístico no programa “Polícia 24 Horas”
Autor:
Gustavo Furtuoso Ribeiro
Facebook
da depressão": negociações da cultura terapêutica na internet
Autores:
Adriana Helena de Almeida Freitas
Representação
da mulher-mãe nos anúncios de Bepantol do dia das mães
Autores:
Nara Jaqueline dos Reis, Bárbara Rodrigues Nunes, Vitor Pereira de Almeida e
Vitor Silva Ramos
O
passado na palma da mão: uma análise sobre a recirculação das notícias no Twitter
“NYT Archives”
Autores:
Isabella de Sousa Gonçalves, Gabriella Weiss de Resende, Cláudia de Albuquerque
Thomé e Paulo Roberto Figueira Leal
O
conteúdo das Redes Sociais e a formação para cidadania
Autores:
Marcus Vinícius B. Souza, Tágides Renata de Mello e Roger dos Santos
Redes
sociais como recurso pedagógico para a formação da cidadania
Autores:
Tágides R. de Mello, Marcus Vinícius B. Souza e Tércia Z. Torres
A
perspectiva social das competências midiáticas: reflexões sobre participação e interação das crianças na
escola
Autores:
Lyana Thédiga de Miranda e Monica Fantin
Nexo
Jornal: Produção, reformatação e distribuição dos conteúdos
Autores:
Carolina Leonel dos Santos Silva e Gabriel Ferreira Borges
A
regulação da Mídia no telejornalismo público: temática no Caminhos da
Reportagem
Autores:
Vitor Pereira de Almeida,Bárbara Rodrigues Nunes,Nara Jaqueline dos Reis, Vitor
Silva Ramos,Márcio de Oliveira Guerra
Comunicação
Didática Em Ondas Sonoras: O Podcast Como Uma Plataforma Difusora de Informações
Educativas
Autora:
Laís Cerqueira Fernandes
A
Fórmula 1 no Brasil: audiência na TV e interesse pelo esporte nas novas mídias
Autor:
Matheus Pereira Soares
Afasta
de mim este cale
Autores:
Rebeca Letieri Guasti da Silva e João Batista de Abreu
As
questões ambientais produzidas no rádio social como processo de construção de
conhecimento em um meio de educação não-formal
Autores:
Douglas Baltazar Gonçalves e Isabella Menezes Bastos Silva
A
teratologia da lama: entre o grotesco e o riso em “Rio Doce – 60 Dias Depois”
Autores:
Iago Rezende de Almeida e Tatiana Vieira Lucinda
Só
mais 5 minutos
Autor:
Wagner da Silveira Bezerra
A
propagabilidade da cultura pop através da produção original seriada Netflix
Autores:
Luiza de Mello Stefano, Matheus Bertolini Amorim e Soraya Maria Ferreira
Vieira
Se
Arrume Comigo: A derivação do conteúdo de beleza do canal GNT para tutoriais na
web
Autores:
Matheus Bertolini Amorim e Paula Breviglieri de Castro Freitas
A
flexibilização dos direitos autorais e seus impactos na Literatura difundida em
meio eletrônico
Autora:
Mariana Mendes Flores
Literacia
Midiática: o Facebook como palco de conhecimento
Autora:
Michelle Oliveira Valle
Trabalho:
a visão dos universitários e a veiculada na mídia
Autores:
Welington Rodrigues Alves e Ricardo Slavov
Porta
vozes digitais: o comportamento das organizações frente ao contraditório nas
redes sociais virtuais
Autor:
Pedro Augusto Farnese de Lima
Enquadramentos
e construções da realidade: a análise comparativa da cobertura das
manifestações de 2013 e 2015 na revista Veja
Autores:
Christinny Matos Garibaldi Pires e Paulo Roberto Figueira Leal
Educação
à distância no Brasil Desafios e Potencialidades
Autoras:
Gisele Aparecida Machado de Oliveira e Pauane Caroline Heidmann
Geometria
E Cultura Digital Nos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental
Autoras:
Rose Mary Kern Martins e Diva Souza Silva
A
mobilização na internet e a produção de conteúdo colaborativo
Autores:
Iluska Maria da Silva Coutinho, Pedro Ivo Nunes Almeida e Luiz Felipe Novais
Falcão
A
Qualidade na Ficção Seriada e o Desenvolvimento da Competência Midiática: Uma
Análise da Minissérie Dercy de Verdade
Autores:
Leony Lima e Gabriela Borges
O
Cinema e a Aprendizagem Significativa
Autores:
Nelson Silva Junior e Valdir Heitkoeter de Melo Junior
Competência
midiática como competência semiolinguística: o gênero artigo de opinião em sala
de aula
Autora:
Gisella Meneguelli
Cristais
do fim do mundo: As nuances narrativas na série Final Fantasy
Autores:
Gabrielle dos Reis Lacerda, Augusto Luiz Vieira Faria Saude e Letícia Perani
Encenação
como reparação: narrativas e marginalizados
Autor:
Daniel Brandi do Couto
Ações
transmídia como forma de gerar interatividade e audiência: Um estudo de caso de
Orange Is The New Black
Autoras:
Isabela Norton e Soraya Ferreira
Os
jovens e as fake news: reflexões iniciais
Autores:
Vitor Lopes Resende e Diego de Souza
“Doméstica”:
a representação do popular sob o recorte das domésticas e à luz do que deseja o
documentarista
Autores:
Luma Perobeli e Iago Rezende
Memória,
Trauma e Luto na narrativa de Cova 312
Autores:
Jules Strogoff de Castro Matos e Teresa Cristina da Costa Neves
Educomunicação
e suas ferramentas no ensino e no curso de Publicidade e propaganda
Autores:
Jonas do Nascimento Santos e Maria Florinda Antonia Fischer
Narrativas
transmídia: a tríade da cultura participativa, da inteligência coletiva e da cultura
da convergência ao contexto das redes em que estas novas narratividades se
desenvolvem
Autor:
João Pedro de Azevêdo Machado Mota
Tecnologias
digitais da informação e comunicação e corporeidade: por uma aprendizagem
significativa
Autora:
Érika Cristina Silva Alves
Memórias
Transientes
Autores:
Valdir Heitkoeter de Melo Junior e Nelson Silva Junior
O
contexto de produção da crônica: como se constitui a construção discursiva de
um autor?
Autora:
Michele Pereira Rodrigues
O
acesso à informação na TV pelas pessoas com deficiência visual e o engajamento
do jornalista para construção de uma mídia cidadã
Autores:
Kelly Scoralick e Luiz Felipe Novais Falcão
Análise
de design de leveling em MMORPGS clássicos
Autores:
Fillipe Souza Montes, Pedro Lima Nilo e Letícia Perani
Documentários
e literacia fílmica: impactos das “asserções de mundo” e educação para a
recepção crítica
Autoras:
Tatiana Vieira Lucinda e Luma Perobeli
Aprendizagem
tangencial como maneira de engajar e formar uma geração
Autoras:
Kerolayne Marinho, Fátima Regis e Alessandra Maia
Tiny
Little Things: um estudo das competências midiáticas no YouTube e no Instagram
Autora:
Karina Menezes Vasconcellos
Inclusión
Digital en Brasil Políticas públicas e iniciativas ciudadanas
Autores: Roberta Marilia Bezerra Moraes, Susana de
Andrés del Campo e Agustín García Matilla
Estrategias
de comunicación para la exhibición alternativa del cine Colombiano, caso:
largometraje Siembra
Autores:
Mónica Valencia Alzate e Juan Carlos Romero Cortes
Competencias
mediáticas desde un enfoque educomunicativo
Autores:
Walter A. Mesquita e Carmén F. Morante
Los valores audiovisuales en los programas de carácter sensacionalista en España e Italia. Diferencias significativas entre la televisión pública y privada
Autores: Patricia de-Casas-Moreno e Ignacio Aguaded
Comunicación, Educación y Prensa: alianza vigente que innova
Autoras: Nélida María Montoya Ramírez e Ligia Inés Zuluaga Arias
Los valores audiovisuales en los programas de carácter sensacionalista en España e Italia. Diferencias significativas entre la televisión pública y privada
Autores: Patricia de-Casas-Moreno e Ignacio Aguaded
Comunicación, Educación y Prensa: alianza vigente que innova
Autoras: Nélida María Montoya Ramírez e Ligia Inés Zuluaga Arias
Programação completa e Caderno de Resumos
Confira a programação completa no link: http://docdro.id/K6eaL4UConfira o caderno de resumos no link: http://docdro.id/fsDkXZF
Informações
- Cada congressista só poderá encaminhar um trabalho de sua autoria para o II Congresso Internacional sobre Competências Midiáticas. No caso de coautoria, podem ser submetidos até dois trabalhos do mesmo autor(a).
- O trabalho não poderá ser apresentado no II Congresso Internacional sobre Competências Midiáticas sem a inscrição e pagamento de taxa de todos os autores.
- Os trabalhos devem obrigatoriamente seguir o template do II Congresso Internacional sobre Competências Midiáticas disponível no link http://docdro.id/oNIy8dt;
- Trabalhos fora do template e arquivos salvos fora das diretrizes não serão considerados.
- Os trabalhos completos serão recebidos até o dia 20 de outubro de 2017, somente pelo e-mail cicom@observatoriodoaudiovisual.com.br. Caso o trabalho seja selecionado, cada coautor deverá fazer inscrição.
Importante
- A apresentação dos trabalhos está condicionada ao envio dos trabalhos completos, que serão publicados nos anais.
- Só entrarão nos anais os trabalhos que tiverem sido apresentados no congresso por pelo menos um dos autores e estiverem de acordo com os pareceres enviados pela comissão científica.
Apresentações de slide
- Doutorandos, doutores e docentes apresentarão seus trabalhos em formato de apresentação de slides.
- Na programação, é possível conferir o dia de sua apresentação conforme Sessão Temática.
- Não há template do evento para slide, sendo somente requerido que o arquivo esteja salvo em formato .PDF.
- Os congressistas que apresentarão seus trabalhos devem comparecer à sala prevista com antecedência de 15 minutos para cópia de arquivos e recebimento de instruções gerais.
- Cada apresentação terá, no máximo, 15 minutos de duração.
- Na programação, é possível conferir o dia de sua apresentação conforme Sessão Temática.
- Para confeccionar seu pôster, baixe o template do pôster em PDF editável no link: http://docdro.id/lpxlwCj e preencha o arquivo com o título, autores, universidade, textos e referências de seu trabalho, após salve-o.
- Aos alunos de Iniciação Científica, colocar nome do professor como Orientador e não como Co-autor no pôster.
- Solicite a impressão do seu pôster no valor de R$ 25 na gráfica RENK Impressões.
- Os pôsteres serão pendurados às 9h da manhã no dia da apresentação.
- Os Congressistas devem estar disponíveis para apresentação no local dos pôsteres de 15h às 16h30.
Qualquer dúvida, estamos à disposição no e-mail cicom@observatoriodoaudiovisual.com.br.
Exposição de pôsteres
- Graduandos, graduados, mestrandos e mestres que enviaram seus trabalhos completos para o evento, apresentarão suas pesquisas em pôsteres.- Na programação, é possível conferir o dia de sua apresentação conforme Sessão Temática.
- Para confeccionar seu pôster, baixe o template do pôster em PDF editável no link: http://docdro.id/lpxlwCj e preencha o arquivo com o título, autores, universidade, textos e referências de seu trabalho, após salve-o.
- Aos alunos de Iniciação Científica, colocar nome do professor como Orientador e não como Co-autor no pôster.
- Solicite a impressão do seu pôster no valor de R$ 25 na gráfica RENK Impressões.
- Os pôsteres serão pendurados às 9h da manhã no dia da apresentação.
- Os Congressistas devem estar disponíveis para apresentação no local dos pôsteres de 15h às 16h30.
Qualquer dúvida, estamos à disposição no e-mail cicom@observatoriodoaudiovisual.com.br.
Datas Importantes
- Envio do trabalho completo: até 20/10
- Inscrições até o dia: 19/10